sábado, 23 de outubro de 2010

O marketing do RH

O MARKETING DO RH

Muito se fala das transições do mundo moderno, dos novos desafios da competitividade, das mudanças causadas pela tecnologia, da globalização e ainda da necessidade de adaptação das empresas e profissionais de RH a este novo cenário.

No entanto, existe uma grande dificuldade na implementação de novas idéias, atitudes e valores no seio organizacional e é aqui que reside o grande desafio dos profissionais de RH. Todos falam de competências, visão estratégica, avaliação de desempenho bla bla bla bla........ Mas como mudar a postura e visão de uma organização se o próprio profissional de RH, o que recruta, treina e desenvolve estas competências resiste às mudanças em si mesmo?  Mantendo muitas vezes suas mentes paralisadas nos processos e não nas estratégias e no resultado.

Antigamente a burocracia do Departamento Pessoal limitava-se a processos e a uma visão do SER como força de trabalho, hoje o RH deve conquistar seu espaço dentro das diretorias estratégicas e decisivas da organização.

Os profissionais de recursos humanos normalmente são pessoas graduadas em diversas áreas , normalmente das ciências exatas ,com um grau mínimo de competência em relacionamento interpessoal e visão sistêmica. Precisamos de profissionais qualificados para lidar com seres humanos engajando competências, relacionamentos e visão sitêmica além de ter atitudes pró-ativas para manter e harmonizar a ecologia do sistema.

Hoje, é preciso ir além da conduta e trabalhar para a mudança de mentalidade. A função de um RH vai além de gerenciar processos e pessoas, ele é a parte humana da organização que representa e cuida do “SER” na empresa, suas potencialidades e limitações.

É o setor de Recursos Humanos que recruta e desenvolve competências e potencialidades, e deve portar-se como um caça talentos. Após achar os talentos ele dirige, orienta e educa o profissional.

 O RH dissemina e vende a cultura da organização, idéias, valores visão, missão, da organização para seus clientes internos, o que alguns autores chamam de Endomarketing. O RH é responsável também por vender para os gestores e diretoria programas e ações de desenvolvimento da organização, como programas de qualidade de vida e ampliar sua visão à programas de Responsabilidade Social, o que além de gerar uma imagem positiva da organização perante seus Stakeholders ainda amplia lucratividade e produtividade.

Enfim o RH de hoje gerencia competências humanas, Criando desafios, valorizando e desenvolvendo suas potencialidades, remunerando como um investimento e não como despesa e ainda procurando aperfeiçoar a si mesmo e seus próprios valores internos, pois se a porta de entrada da organização, o RH, não desenvolver valores humanos junta a empresa ,ou seja ,ter uma mente limitada e parcial, como desenvolver uma empresa com visão holística?  É quase um milagre.

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